Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Deuteronômio - VT


(19-1) Introdução
Se você soubesse que seus dias estão contados, o que gostaria de dizer a sua família? A respeito de que os preveniria? De que gostaria que se lembrassem?
Era nessa situação que Moisés se encontrava ao escrever o livro de Deuteronômio. A longa jornada do Egito a Canaã havia terminado. Israel estava prestes a entrar na terra prometida, mas Moisés não poderia acompanhá-la. Ao partir, que poderia ele dizer a esse povo que amara e conduzira por quarenta anos? Ouviriam seus conselhos melhor do que haviam feito no passado?
As bênçãos do Senhor são baseadas na obediência. Não podemos desobedecer aos mandamentos de Deus e colher as recompensas prometidas, tanto quanto não se pode desfrutar dos benefícios da eletricidade sem obedecer às leis físicas que governam os seus efeitos. O princípio do livre-arbítrio nos permite fazer nossas próprias escolhas e alcançar nossas metas pessoais. Algumas alternativas, entretanto, são melhores que outras. Os filhos sábios de nosso Pai Celestial compreendem as leis espirituais da causa e efeito, e dirigem sua vida conformemente. Mas tal não é o procedimento dos néscios. Os primeiros gozam das recompensas prometidas, e os segundos colhem as mais amargas maldições.
“As maldições são o oposto das bênçãos, e quanto maiores as oportunidades de ganhar bênçãos dadas a um povo, mais severas as maldições que lhe sobrevirão se não se qualificar e alcançar as bênçãos proferidas. O não pagamento do dízimo, por exemplo, traz condenação sobre o povo do convênio, ao passo que os indivíduos do mundo - que não têm a obrigação especial de guardar esta lei não sofrem as mesmas penalidades por não pagá-lo. (Malaquias 3:7-12). 'Atendei e ouvi, ó meu povo, diz o Senhor e vosso Deus, vós em quem me deleito em abênçoar com as maiores de todas as bênçãos, vós que me dais ouvido; e vós que professastes o meu nome e que não me dais ouvido, a vós amaldiçoarei com a mais pesada de todas as maldições.' (D&C 41: 1.)" (McConkie Mormon Doctrine, p. 175.) ,
O VELHO TESTAMENTO – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO GÊNESIS A II SAMUEL – INSTITUTO – p.215.

(19-2) Deuteronômio 1:1. Estas São as Palavras de Moisés
Deuteronômio é um título formado por duas palavras gregas, deutero, "segunda", e nomos, "lei". Assim sendo, esse nome signifíca "a segunda lei", ou "a repetição da lei". O mundo cristão adotou este título descritivo da Septuaginta (a primeira tradução grega do Velho Testamento feita no século dois antes de Cristo), ao invés do nome judaico, Eileh Hadvareem, que são as pnimeiras duas palavras do livro em hebraico (traduzidas como '''estas são as palavras").
Os tradutores da Septuaginta chamavam de segunda lei o quinto livro escrito por Moisés, porque nele, este profeta fez um resumo do código mosaico nos três discursos finais que proferiu a Israel, antes de deixá-la. Esse nome, entretanto, em nenhum sentido da palavra implica que lhes tenha dado uma nova lei, nem que tenha meramente repetido o que já haviam recebido. Moisés sabia que logo deixaria seu povo. Israel nesta época estava acampada em Moabe, na margem do rio Jordão oposta à terra prometida. Josué, em breve os lideraria numa batalha contra os cananeus a fim de tomar posse de sua terra de promissão. Em três pronunciamentos distintos, Moisés eloqüentemente exortou Israel a observar as leis que Deus lhe dera, para que pudesse gozar de seus favores e de sua proteção no futuro.
No primeiro discurso (Deuteronômio 1:6 a 4:40), Moisés passou em revista os acontecimentos mais importantes de suas peregrinações pelo deserto, e fez com que se lembrassem de que não deveriam esquecer as leis que haviam recebido no Sinai.
O segundo discurso (caps. 5-26) contém sua recapitulação da lei, incluindo os Dez Mandamentos (veja Deuteronômio 5:6-21). Porém, seu objetivo ia bem mais além do que a simples revisão dos preceitos. Estes capítulos contêm uma "descrição, explicação e execução dos aspectos essenciais da revelação e leis do convênio, dando ênfase especial ao princípio espiritual da lei e seu cumprimento, desenvolvendo a organização eclesiástica, judicial, política e civil, que tinha por objetivo ser um alicerce permanente para a vida e bem-estar do povo na terra de Canaã". (Keil and Delitzsch, Commentary, 1:3:270.)
O terceiro e último pronunciamento (caps. 27-30) foi um apelo a Israel para que renovasse o convênio, e um aviso, acerca das conseqüências que lhe sobreviriam se assim não procedesse. Moisés, novamente e de modo solene, recordou-a da bondade do Senhor para com ela, e sobre tudo o que ele havia feito em seu beneficio. Depois disso, aconselhou Israel a fazer um convênio com Deus, para que não fosse ferida por maldições.
Os capítulos 31 a 34 são um suplemento, talvez não de autoria de Moisés, que reconta a escolha e ordenação de Josué como sucessor de Moisés e a "morte" deste último. (Outras fontes indicam que Moisés não morreu, mas sim que foi transladado. Veja a Leitura 20-35.)
O valor do livro de Deuteronômio é demonstrado pelo fato de ser ele, dentre os cinco livros do Pentateuco, o citado com maior freqüência pelos profetas do Velho Testamento, mais que qualquer outro livro da lei.
"Deuteronômio tem sido mais usado pelos profetas, simplesmente porque melhor se adapta a servir como modelo para declarações proféticas, e também devido à harmonia intrínseca que há entre as profecias " e as leis em que se baseiam." (Fallows, Bible Encyclopedia, Vol. 1, p. 523.)
O VELHO TESTAMENTO – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO GÊNESIS A II SAMUEL – INSTITUTO – pp.215-216.

Após provar, castigar e ensinar os israelitas no deserto por quarenta anos, o Senhor disse que estavam prontos para entrar na terra prometida. Antes, porém, Ele tinha importantes instruções para eles. Moisés deu essas instruções em três sermões que estão registrados em Deuteronômio.
Nesses sermões, Moisés recapitulou os quarenta anos que Israel passou no deserto, reconhecendo a mão de Deus em sua libertação. Moisés também falou das responsabilidades de Israel como o povo escolhido de Deus. Salientou que o povo devia obedecer aos mandamentos de Deus, particularmente às ordens de lembrar-se Dele e abster-se de adorar ídolos. Moisés advertiu que embora os filhos de Israel estivessem prontos para entrarem na terra prometida, se retornassem à iniquidade perderiam sua herança e seriam dispersos.
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 17,  p.78.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar