Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Convênio

Toda ordenança e requisito dados ao homem com o propósito de proporcionar-lhe sua salvação e exaltação são um convênio.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação 1:166.

Um convênio do evangelho é um pacto sagrado. “Deus estabelece os termos à sua vontade, que o homem aceita.” (Bible Dictionary. Lds ed., “Covenant.)... O homem concorda em fazer certas coisas ou preencher certas condições; Deus cita as promessas que faz em troca.
CARLOS E. ASAY – A Liahona jan/1986 p.39.

O Senhor identifica o evangelho como o grande e supremo convênio que tudo abrange... Muitos mandamentos do Senhor são postos em forma de convênios com bênçãos específicas... O cumprimento dos convênios que fazemos com o Senhor qualifica-nos para entrar no templo e ali receber as ordenanças e convênios essenciais para a exaltação.
MARIO G. ROMNEY – A LIAHONA AGO/1981 PP.71,72,74.

Nossa afinidade com Deus é baseada em convênios. O ato de assumirmos compromisso com Deus, é uma forma de convênio e não deveria ser analisada como se estivéssemos trocando algo com Ele. Nós negociamos com os homens, fazemos convênios com Deus. Há uma grande diferença entre estes dois tipos de relacionamentos e devemos nos empenhar em fazermos uma distinção clara entre os dois ao nos dirigirmos ao Nosso Pai Celestial apresentando nossos desejos retos.
GRANT VON HARRISON – Invocando os Poderes do Céu p.29.

Um convênio é uma promessa sagrada. Como usada nas escrituras, o termo refere-se a uma promessa solene e permanente entre Deus e o homem.
Élder Dallin H. Oaks – Seminário Representantes Regionais 03/abr/1987.

Um convênio deve ser tão sagrado quanto a vida. Este princípio está envolvido todos os domingos, quando participamos do sacramento.
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY – Guia de Estudo Pessoal Sacerdócio de Melquisedeque 1992 – Lição 26 p.104.

Fazer convênios com seu povo e com pessoas tem sido sempre um dos principais meios de o Senhor lidar com eles... Certamente, nós, os santos, somos um povo abençoado, porque o Senhor faz convênios conosco, individual e coletivamente.
ELDER ELRAY L. CHRISTIANSEN - Guia de Estudo Pessoal Sacerdócio de Melquisedeque 1992 – volume 3 lição 26 p.103.

O que é um coração quebrantado? O que é humilde, tocado pelo Espírito do Senhor e que deseja guardar todos os convênios e obrigações impostas pelo evangelho... Toda pessoa que se arrependeu completamente, que entrou na Igreja com coração quebrantado e espírito contrito, fez convênio de continuar com o coração quebrantado, com espírito contrito, o que significa um espírito arrependido. Ela faz um convênio de assim agir.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Guia de Estudo do Sacerdócio de Melquisedeque 1992 lição 25 p.99.

Nenhum de nós é perfeito nesta vida; mas o homem que, com confiança humilde em Deus, nunca fraquejar na luta pelo bem, nunca vacilar em seu compromisso para com a verdade e nunca violar seus convênios é o homem que todos devemos parar para admirar e que devemos procurar, com o auxílio divino, imitar.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 10, p.108.

Quando fazemos um convênio ou acordo com Deus, devemos guardá-lo custe o que custar.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.142.

Ao tratarmos nossos convênios com leviandade, prejudicaremos nosso espírito eterno. (...) Justificar seus erros é fácil e racionalizar é sedutor, mas o Senhor explicou em revelações modernas que “quando nos propomos a encobrir nossos pecados e satisfazer nosso orgulho [ou] nossa vã ambição, (...) os céus se afastam; o Espírito do Senhor se magoa e (...) [o homem] é abandonado a si mesmo, para recalcitrar contra os aguilhões”. (D&C 121:37–38)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.142.

Os convênios que fazemos com Deus envolvem promessas de coisas que faremos, não só que deixaremos de fazer; coisas que faremos para produzir retidão, não só evitar o mal.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.142.

Os portadores do Sacerdócio de Melquisedeque e as pessoas que receberam a investidura no templo fizeram promessas adicionais e específicas de fazer, de criar retidão. O Senhor definiu os compromissos mútuos entre nosso Pai Celestial e os portadores do sacerdócio como um “juramento e convênio” [D&C 84:39]. (...) Uma pessoa quebra o convênio do sacerdócio ao transgredir os mandamentos — mas também ao deixar de cumprir seus deveres. Assim, para quebrar esse convênio, basta alguém não fazer nada.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.143.

Quando entramos nas águas do batismo, fizemos convênio com o Senhor de que faríamos tudo em nosso poder para guardar Seus mandamentos, compreendendo que Suas promessas nos seriam concedidas e que Sua glória seria derramada sobre nós para todo o sempre. Prometemos que conduziríamos nossa vida de maneira a servir de testemunhas de Deus em todos os lugares e ocasiões, mesmo até a morte. [Ver Mosias 18:8–10.] Foi esse convênio que assumimos quando nos batizamos e nos tornamos membros desta Igreja.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 31.

A Igreja é o meio pelo qual o Mestre realiza sua obra e concede sua glória. As ordenanças e os convênios relacionados são as recompensas que coroam nossa filiação a ela. Embora muitas organizações possam oferecer companheirismo e instrução, só a Igreja de Jesus Cristo pode proporcionar batismo, confirmação, ordenação, o sacramento, bênçãos patriarcais e as ordenanças do templo – e tudo isso nos é dado pelo poder autorizado do sacerdócio. Esse poder tem por finalidade abençoar todos os filhos do Pai Celestial, seja qual for a sua nacionalidade.
ÉLDER RUSSELL M. NELSON – A Liahona, Julho de 1990, p.18.

Às vezes, alguns membros de nossa família se perdem. Temos a promessa dos profetas de que eles não estão perdidos para sempre, que, se forem selados pelas ordenanças do templo e se esses convênios forem
guardados, no devido tempo, depois de passarem por toda a correção necessária, eles não estarão perdidos.
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – Presidente Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.09.

Daniel Tyler relembrou: “Pouco após a chegada do Profeta a Commerce (posteriormente Nauvoo) vindo da prisão do Missouri, o irmão Isaac Behunin e eu fomos visitá-lo em sua residência. Suas perseguições foram o tema da conversa. Ele repetiu muitas declarações falsas, incoerentes e contraditórias feitas por apóstatas, membros atemorizados da Igreja e forasteiros. Também contou que a maioria dos oficiais que prazerosamente lhe teriam tirado a vida, quando foi preso, voltaram-se a seu favor quando o conheceram melhor. Ele colocou o peso da culpa nos falsos irmãos. (...)
Quando o profeta terminou de contar como havia sido tratado, o irmão Behunin comentou: ‘Se eu fosse sair da Igreja não teria feito o que esses homens fizeram: Eu iria para um lugar remoto no qual ninguém tivesse ouvido falar do mormonismo, me estabeleceria ali e ninguém jamais ficaria sabendo que eu conhecia qualquer coisa a respeito dele’.
O grande Vidente replicou imediatamente: ‘Irmão Behunin, você não sabe o que faria. Sem dúvida esses homens já pensaram como você. Antes de filiar-se a esta Igreja você estava em solo neutro. Quando o evangelho foi pregado, o bem e o mal foram colocados diante de você. Você podia escolher um deles ou nenhum. Havia dois mestres adversários convidando-o para servi-los. Quando você se filiou à esta Igreja, você se comprometeu a servir a Deus. Ao fazê-lo, você saiu do solo neutro e jamais poderá voltar para lá. Se você abandonar o Mestre a quem se comprometeu a servir, será por instigação do maligno, e você seguirá o que ele disser e será servo dele’.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 27, p.339-340.

O portador do sacerdócio lidera o envolvimento da família na Igreja, para que aprendam o evangelho e estejam sob a proteção dos convênios e ordenanças. Para que desfruteis as bênçãos do Senhor, deveis manter vossa própria casa em ordem. Junto com vossa esposa, determinais a atmosfera espiritual do lar. A primeira obrigação que tendes é fazer com que a vossa própria vida espiritual esteja em ordem, por meio do estudo regular das escrituras e orações diárias. Protegei e honrai o sacerdócio e os convênios do templo e incentivai vossa família a fazer o mesmo.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.55.

O presidente Russell M. Nelson certa vez comparou a Igreja a um bonito automóvel. Todos ficamos felizes quando nosso veículo está limpo e brilhante. Mas o propósito de um carro não é se destacar como uma máquina atrativa, é transportar as pessoas que estão no carro. De modo semelhante, nós, como membros da Igreja, somos gratos por termos belos lugares de adoração, que são limpos e bem conservados, e também desfrutamos de programas que funcionam bem. Mas essas coisas são apenas um conjunto de auxílios. Nosso único propósito é convidar cada filho e filha de Deus a achegar-se a Cristo e guiá-los no caminho do convênio. Nada é mais importante. O foco de nosso trabalho são as pessoas e os convênios.
Bispo Gérald Caussé – Bispo Presidente – A Liahona, Maio 2018, pp. 111-112.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar